Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

antoniomsousa
Monárquico
Monárquico


Offline
Mensagens: 198

Mensagem Enviada: Sex Jan 31, 2014 19:58     Assunto : 1 de Fevereiro de 1908 Responder com Citação
 
Assinala se amanhã, uma das datas mais vergonhosas da história do nosso país, o assassinato de SAR El- Rei D.Carlos e seu Filho, D. Luis Filipe, promovida pelos republicanos, que não olharam a meios para chegar ao poder, poder esse que o povo nunca lhe confiou.

Aproveitando as dificuldades do nosso país, no contexto do ultimato inglês, pois não tínhamos capacidade militar para enfrentar uma potência, um grupo militar, instigado por republicanos, tentaram derrubar o regime, sem sucesso, a 31 Janeiro de 1891.

A prova que estavam sedentos de ânsia pelo poder, pensando só em si e pouco se preocupando com a nação, apesar de propagandearem o contrário, foi o ataque cobarde á família Real no Terreiro do Paço, a 1 de Fevereiro de 1908. A Europa ficou revoltada com o regicídio, uma vez que D. Carlos era estimado pelos restantes Chefes de Estado europeus, Jornais de todo o mundo publicaram notícias sobre trágico acontecimento, e até a Inglaterra, que anos antes nos tinha feito o ultimato, ficou incrédula com o acontecido, e segundo alguns relatos, o rei Eduardo VII terá dito “Matam dois cavaleiros da Ordem da Jarreteira na rua como cães e lá no país deles ninguém se importa!”
O governo de João Franco foi demitido para acalmar os ânimos, mas em minha opinião mal, pois foi tomada de cabeça quente, e não se pensou que ao fazer se isso, deu aos republicanos o argumento de que só eles é que tinham acabado com a ditadura, o que lhes deu mais força ainda.

Foi lançado um rigoroso inquérito aos acontecimentos, que ao longo dos dois anos seguintes apurou que o atentado, fora cometido por membros da Carbonária, que pretendia enfraquecer a Monarquia e tendo descobertos novos suspeitos, como por exemplo Aquilino Ribeiro (que á pouco tempo foi para o panteão). Após a implantação da República, o processo desapareceu intencionalmente, sem deixar rasto.

Que Deus tenha as suas almas em paz.

Antoniomsousa
 
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular