Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

Beladona
Regente
Regente


Offline
Mensagens: 2655
Local: Algarve
Mensagem Enviada: Ter Jul 02, 2019 16:57     Assunto : Óbito de Dom Manuel II a 02 de Julho de 1932 Responder com Citação
 
Completam-se hoje 2 de Julho de 2019, 87 anos que D. Manuel II faleceu no exílio...

D. Manuel II, aquele que foi o último Rei de Portugal, faleceu neste dia (02-07-1932) há 87 anos...

A 02 de Julho de 1932: Morre D. Manuel II, último rei de Portugal


In diversas fontes da net.

D. Manuel II (Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Grabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha), segundo filho do rei D. Carlos e de D. Amélia de Orleães, nasceu em Lisboa a 15 de Novembro de 1889, e morreu em Twickenham, Inglaterra a 2 de Julho de1932.

Trigésimo quarto e último Rei de Portugal (1908-1910), ficou conhecido pelos cognomes de "O Patriota" e"O Desventuroso".

D. Manuel II foi aclamado Rei a 6 de Maio de 1908. Casou em Setembro de 1913 com a sua prima D. Vitória Augusta de Hohenzollern-Sigmaringen, não tendo deixado descendência.Reunido o Conselho de Estado após o Regicídio que vitimou seu pai e seu irmão mais velho, a ele compareceu D. Manuel, constituindo-se um"ministério de acalmação", de concentração partidária, com excepção de João Franco e seus adeptos.

Soltaram-se os presos políticos e revogaram-se alguns decretos da ditadura franquista. Mas a propaganda republicana recomeçara.D. Manuel porém, iniciou uma viagem pelo reino e, por onde passava, era sempre bem recebido.

No seu reinado teve de enfrentar duas graves questões: A questão Hinton e a do Crédito Predial. No primeiro caso,um grande industrial inglês, residente na Madeira, reclama uma indemnização do Estado Português em virtude de uma suposta revogação do monopólio do açúcar, a qual, em virtude da pressão diplomática da Inglaterra, viria a ser concedida. A questão do Crédito Predial deve-se a um desfalque naquela instituição por negligência de importantes figuras do regime.

Em Agosto de 1910, realizam-se eleições, em resultado das quais o Partido Republicano duplica o seu número de deputados no Parlamento.

A 3 de Outubro rebenta uma insurreição republicana em Lisboa que viria a triunfar no dia 5 de Outubro. Em consequência, o último monarca português saiu do Palácio das Necessidades, foi para Mafra e daí para a Ericeira, onde embarcaria para o exílio em Inglaterra e onde morre repentinamente a 02-07-1932.

Nota:

Certificado de Morte Entrada
Vol, três / pagina, cento e quarenta cinco
Número, trezentos e oitenta .
Faleceu ao Segundo de Julho de mil novecentos e trinta e dois, no lugar Fulwell Park Twickenham. M.R.
Manuel Saxe- Coburgo- Gota e Bragança, do sexo masculino de idades de 42 anos, ex Rei de Portugal
Faleceu de Inflamação aguda e adema do Glote / Inflamação aguda do lado esquerdo e amigdala do lado
Esquerdo .
Informação presente do recidente F. Q. Sampayo, Fulwell Park Twickenham.
Lavrado ao quinto de Julho de 1932
M. R. Baines
Leonor Especial

 
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail