Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

Beladona
Regente
Regente


Offline
Mensagens: 2655
Local: Algarve
Mensagem Enviada: Sáb Jan 26, 2008 00:39     Assunto : Funeral de D.Carlos em mudo na Cinemateca Responder com Citação
 
Ciclos de cinema. "Regicídios" começa no dia 1 de Fevereiro na Cinemateca

in DN de 25-01-08
De: Eurico de Barros

Não se conhece o autor do pequeno filme que é exibido a abrir o ciclo.

Um raro documentário mudo, rodado por um anónimo, registando os funerais do Rei D.Carlos e do Príncipe Herdeiro D,Luís Filipe, no dia 10 de Fevereiro de 1908, vai abrir o ciclo "Regicídios", que a Cinemateca apresenta entre os dias 1 e 29 de Fevereiro, para assinalar o atentado que fará 100 anos no primeiro dia do próximo mês.

Intitulado "Funeraes do Rei D.Carlos e Príncipe Herdeiro" (1908), este pequeno filme passa antes do primeiro filme do ciclo, "De Mayerling a Sarajevo", de Max Ophuls, às 23.30.

O filmezinho, cujo autor ficou anónimo para a posteridade, é tanto mais interessante por se tratar da única obra cinematográfica existente sobre o regicídio português.

A RTP está a produzir uma ficção histórica intitulada "O Dia do Regicídio", para apresentar por alturas do centenário dos assassínios, mas a verdade é que nem a televisão nem o cinema portugueses alguma vez se interessaram pelo acontecimento, um dos mais trágicos e marcantes da história do século XX em Portugal.

Os funerais do Rei e do Príncipe Herdeiro foram filmados por três empresas cinematográficas: A Companhia Cinematográfica de Portugal, do pioneiro do cinema português, cinematografista e realizador Manuel Maria da Costa Veiga; a Empresa Portuguesa de Cinema, e a Gaumont francesa, que se deslocou expressamente a Lisboa.

Todas estas reportagens foram exibidas em cinemas de Lisboa e do Porto, poucos dias após os funerais.

Assim, o documento "Funeraes do Rei D.Carlos e Príncipe Herdeiro" que a Cinemateca vai mostrar, deverá provir de uma destas três empresas.

O ciclo inclui ainda filmes como "Nicolau e Alexandra", de Franklin J. Schaffner, ou "A Inglesa e o Duque", de Eric Rohmer.

---
 
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail