Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

tascas
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Ter Mar 18, 2008 20:17     Assunto : pergunta que me anda a moer os miolos Responder com Citação

é possivel haver uma monarquia dentro de um regime anarquico?

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular

doiseme
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Qua Mar 19, 2008 14:08     Assunto : Monarquia e Anarquia Responder com Citação

Meu caro Tascas

A Monárquica é uma forma de regime.
A Anarquia é uma forma de governo.
Você pode ver o que significa cada conceito numa enciclopédia e decidir por si.

Do meu ponto de vista a Anarquia, em última análise, é a ausência de governo, de polícia, de autoridade, de fronteiras. Cada um tem a sua maneira de estar na sociedade.
Nunca houve nenhum governo anarquista, pois ambos os conceitos são antagónicos.
A nossa monarquia sempre foi mais livre (e daí mais anarca) que as outras monarquias europeias, visto que as Cortes tinham um papel importante na governação: eram consultadas e aclamavam cada novo rei; eram convocadas sempre que era necessário tomar qualquer decisão importante, etc.
Não havia nenhum conjunto de leis. Havia um acordo tácito entre o Rein e os trez Estados (Clero, Nobreza e Povo)
A menos anarca de todas as monarquias europeias é a ingleza.
Como se deve lembrar, a partir de 1215 e devido aos abusos de autoridade cometidos pelo poder real, os nobres imposeram a João "sem Terra" a Magna Carta (um conjunto de preceitos que regulava a autoridade do Rei e estabelecia os direitos e deveres deste e de todas as classes sociais). A partir daí a Inglaterra passou a ser um Monarquia Constitucional.
Cá em Portugal nunca se chegou a esse ponto, embora tenha havido um atrito pontual entre D. Afonso IV (se não me engano) e os representantes dos trez Estados:
Disseram ao rei que o seu comportamento não estava de acordo com eles achavam que um chefe deveria ter, e acrescentaram SE NÃO...
Ao que o Rei perguntou SE NÃO O QUÊ?
Ao que alguém lhe respondeu SE NÃO NÃO!
Outro arrufo aconteceu no tempo de D. João II, quando este rei pretendeu entrar na Casa dos Vinte e Quatro: onde lhe disseram, corajosamente, que ali era a Casa dos Vinte e Quatro e não cabiam lá Vinte e Cinco, já que este rei não era para "graças".
A primeira lei que me lembre ter tabicado alguma coisa, foi, na Restauração, a imposição de nenhum estrangeiro poder ser rei de Portugal!

Em suma, acho que se pode afirmar que a nossa monarquia apresentava a mais anarca das formas de governo.
Cada um sabia o seu lugar, sem haver necessidade de leis normativas.

doiseme

tascas
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Ter Mar 25, 2008 01:35     Assunto : Responder com Citação

muito bem respondido, e se mo permite futuramente irei cita-lo.

nau
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Ter Mar 25, 2008 12:29     Assunto : CECIM Responder com Citação

PREMIO de 100,000.00

Pago a quem provar a visita diária ao espaço dedicado ao cooperativismo: CECIM, por que não?
Este fabuloso prémio será entregue quando das celebrações do bicentenário da implantação da República em Portugal.

longair
Monárquico
Monárquico

Local: Odivelas/VFX
Mensagem Enviada: Qui Jun 12, 2008 14:58     Assunto : Responder com Citação

heheheh, estou a ver uma chusma de pessoal a invadir este forum por um prémio de 100.000.00 respostas elucidativas sobre o cooperativismo.

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Utilizador