Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

Patena
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Ago 03, 2009 16:54     Assunto : Acto de abdicação de D. Maria Pia de Bragança em favor de D. Rosário Responder com Citação

Nos últimos tempos, os meios monárquicos portugueses muito têm falado sobre famoso acto de abdicação de direitos dinásticos levado a cabo por S.A.R. a senhora Infanta D. Maria Pia de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança, Princesa Real de Portugal e legítima Duquesa de Bragança, em favor de D. Rosário Poidimani.

Para aqueles que desconhecem a verdadeira História de Portugal – por norma mergulhados nessa mesma sua grave ignorância –, esse acto não passou de uma mera «formalidade» dada a conhecer aos meios monárquicos e aos portugueses por meio de um documento escrito e assinado à mão. Porém, nada mais errado!

Em 1987, S.A.R. D. Maria Pia de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança convocou uma conferência de imprensa em Lisboa, Portugal, na qual estiveram presentes (e deram transmissão directa) a RTP (Radiotelevisão Portuguesa), todas as principais emissoras de rádio nacionais, e, ainda, os jornalistas da imprensa escrita da época. O acto foi, assim, assinalado por um discurso da senhora Princesa D. Maria Pia e acompanhado por todos os portugueses (e não apenas pelos meios monárquicos como erradamente se tem dito).

Quanto mais se tenta esconder a Verdade, mais a Verdade acaba por vir ao de cima. E a hora da Verdade nunca esteve tão próxima!

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Qui Ago 06, 2009 13:25     Assunto : Responder com Citação

Não me tinha apercebido de que o Sr. Rosário Poidimani seria Principe Italiano, posso então perguntar sobre qual o título que o Sr. Poidimani detém, o qual seja reconhecido pela entidade correspondente ou competente para tal e qual será esta entidade já agora, por forma a que possamos corrigir os nossos dados?

Relativamente à abdicação da Sra. em causa em favor do Sr. Rosário Poidimani.

Continuo a insistir que a mesma, sob as "Leis da Sucessão" Portuguesas não serão possíveis.

Admitindo que possa estar errado, pergunto então sobre como é que tal poderá acontecer, ou seja, sob que Leis é que os meus caros sustentam o vosso caso, uma vez que a "leitura" da questão da Abdicação em favor de terceiros é totalmente oposta à minha e, tanto quanto sei, da maioria dos demais (monárquicos pelo menos).

IzNoGuud

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular

Patena
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Qui Ago 06, 2009 13:51     Assunto : Responder com Citação

iznoguud escreveu:
Não me tinha apercebido de que o Sr. Rosário Poidimani seria Principe Italiano, posso então perguntar sobre qual o título que o Sr. Poidimani detém, o qual seja reconhecido pela entidade correspondente ou competente para tal e qual será esta entidade já agora, por forma a que possamos corrigir os nossos dados?

Caro IzNo,

Dom Rosário não é um Principe Italiano, mas sim um Príncipe italiano. O jornalista apenas faz referência a sua nacionalidade, não a Casa Real a que pertence. Dom Rosário é Duque de Bragança, Princípe de Saxe-Coburgo-Gotha Bragança e seus subsidiários, pertencente a Casa Real de Saxe-Coburgo-Gotha Bragança, ou Bragança-Wettin, ultima casa reinante em Portugal.

iznoguud escreveu:
Relativamente à abdicação da Sra. em causa em favor do Sr. Rosário Poidimani.

Continuo a insistir que a mesma, sob as "Leis da Sucessão" Portuguesas não serão possíveis.

Admitindo que possa estar errado, pergunto então sobre como é que tal poderá acontecer, ou seja, sob que Leis é que os meus caros sustentam o vosso caso, uma vez que a "leitura" da questão da Abdicação em favor de terceiros é totalmente oposta à minha e, tanto quanto sei, da maioria dos demais (monárquicos pelo menos).

Passado alguns anos de uma feroz luta, Dona Maria Pia “tendo chegado a uma idade avançada”, faz uma modificação a Constituição da Monarquia Portuguesa, nos trâmites do Direito Nobiliárquico Internacional aplicando a dinastias ex-reinantes. Assim Dona Maria Pia emite, a 2 de Dezembro de 1985, o Acto Soberano III que modifica a Sucessão a Coroa de Portugal no seguinte: a sucessão que passa a vigorar como primordial é a sua e fica anulado o artigo que proíbe a sucessão de estrangeiros. Todo o resto dos artigos, incluindo o do banimento a Ala Miguelista continuam a perdurar. Este documento foi seguidamente registado em notário em Itália e em Portugal.
No ano seguinte a 1 de Julho de 1986, Dona Maria Pia subscreve um acto de consanguinidade para fins heráldicos com Dom Rosário Poidimani, “príncipe e dinâmico homem de negócios”. Dona Maria Pia invoca no documento três razões para a subscrição deste acto. Essas três razões são especificadas pela própria no acto e constam do seguinte:
1. Está ligada a tradição e a história, não ao Direito Nobiliárquico, e faz referência ao uso da consuetudinância que noutro tempo se fazia pela aliança entre famílias através de vários mecanismos, assim havia a possibilidade de dar os filhos em adopção às famílias. Sucessivamente foi instituído o casamento de aliança que permitia reforçar os vínculos entre as famílias. Na Europa, para falarmos de tempos bem recentes, pode-se dizer que havia famílias bastante disponíveis e que fizeram disso um uso muito interessante. Por exemplo, uma dessas famílias era a dos Gonzaga, em Mântova, que através dos filhos e filhas criaram uma rede de parentesco com as dinastias de toda a Europa. Outra, sobejamente conhecida, era a casa do ducado e do reino da Saxónia, que também criou teias e teias de interesse através dos casamentos. De facto, até o Reino de Portugal teve um consorte que era Saxe e que transmitiu o nome a família, dando origem a ultima dinastia de Portugal, a dinastia de Bragança Saxe-Coburgo-Gotha ou dinastia de Bragança-Wettin.
2. Esta foi ditada pelo facto de que existia já, substancialmente, uma consanguinidade entre Dona Maria e Dom Rosário. Efectivamente o genealogista Luciano Pellicionni di Poli, efectuou um estudo intitulado “A descendência de Bosogne, Rei da Borgonha e da Provença” onde este através de investigações muito simples conclui a conjugação da família Saxe-Coburgo e Bragança com a família de Podio e Manni que deu origem à família Poidimani da qual Dom Rosário recebeu o nome.
3. Esta ultima era uma razão de oportunidade politica.

É claro que tudo o que foi dito, isto é, as alianças e a oportunidade de consanguinidade têm um valor que serve um objectivo. Dona Maria Pia estava interessada em que houvesse uma pessoa, que depois dela, prosseguisse o objectivo no qual ela empenhou a sua vida, que dizer, identificar e dar corpo à verdade histórica pela qual estava a combater. Existindo assim um parentesco, aborígene, de facto, mas um parentesco existente, e por outro lado o respeito da tradição pelo Direito Nobiliárquico e Consuetudinário, fez com que Dona Maria Pia respeitando tudo isso, tenha subscrito este acto que institui ou confirma por escrito, a consanguinidade com Dom Rosário. Uma vez mais, este documento foi registo notarialmente em Itália e Portugal.

Após a abdicação de sua filha à pretensão à coroa de Portugal, Dona Maria Pia, no dia 3 de Abril de 1987, subscreve o seu ultimo Acto Soberano enquanto Chefe da Real Casa de Bragança-Wettin. A abdicação em Dom Rosário Poidimani fez-se sob a forma de Cooptação, mecanismo do Direito Nobiliarquico Internacional, aplicado a dinastias ex-reinantes.

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Qui Ago 06, 2009 14:20     Assunto : Responder com Citação

Patena escreveu:
...Dom Rosário não é um Principe Italiano, mas sim um Príncipe italiano.

Apesar de eu perceber aquilo que o meu caro acabou de indicar... não deixa de ser engraçado Laughing

Patena escreveu:
...O jornalista apenas faz referência a sua nacionalidade, não a Casa Real a que pertence. Dom Rosário é Duque de Bragança, Princípe de Saxe-Coburgo-Gotha Bragança e seus subsidiários, pertencente a Casa Real de Saxe-Coburgo-Gotha Bragança, ou Bragança-Wettin, ultima casa reinante em Portugal.

Quem é que lhe reconheceu tal Título? A Sra. em causa?! Desculpe, mas legalmente esta não tinha autoridade para tal, pelo menos não detinha autoridade legitimada para tal. Já aquando da morte de D. Manuel II a Nobreza Portuguesa, apoiasse ou não a Pretensão de D. Duarte Nuno reconheceu neste (tanto quanto saiba) a titularidade da Casa de Bragança.

Patena escreveu:
...Dona Maria Pia “tendo chegado a uma idade avançada”, faz uma modificação a Constituição da Monarquia Portuguesa, nos trâmites do Direito Nobiliárquico Internacional aplicando a dinastias ex-reinantes...

Sob que direito? Visto que à mesma NÃO tinha sido atribuída qualquer legitimidade representativa da Casa de Bragança e mesmo assim, ainda estaria limitada conforme se pode ver pelo simples facto de alguns Monárquicos não reconhecerem a Pretensão de D. Duarte Nuno e posteriormente de D. Duarte Pio. Logo, não se preocupe que não é apenas ao seu lado que são colocados estes entraves Wink

Traduzindo para miúdos... D. Manuel II, um ex-Rei mas que foi LEGITIMAMENTE Coroado, seria uma coisa... Pretendentes ou Pseudo-Pretendentes outra coisa TOTALMENTE diferente!

Ou seja, e desculpe-me pela expressão, mas NEM QUE A VACA TUSSA esta Sra. poderia ter feito, legalmente, aquilo que o meu caro indica que a mesma fez.

IzNoGuud

Patena
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Qui Ago 06, 2009 19:38     Assunto : Responder com Citação

iznoguud escreveu:
Patena escreveu:
...Dom Rosário não é um Principe Italiano, mas sim um Príncipe italiano.

Apesar de eu perceber aquilo que o meu caro acabou de indicar... não deixa de ser engraçado Laughing

Antes admitir um facto do que fazer tramóias e fazer-se passar por outrem... Twisted Evil

IzNoGuud escreveu:
Quem é que lhe reconheceu tal Título? A Sra. em causa?! Desculpe, mas legalmente esta não tinha autoridade para tal, pelo menos não detinha autoridade legitimada para tal. Já aquando da morte de D. Manuel II a Nobreza Portuguesa, apoiasse ou não a Pretensão de D. Duarte Nuno reconheceu neste (tanto quanto saiba) a titularidade da Casa de Bragança.

IzNo, como é possível a Familia Miguelista ter a representatividade da Casa de Bragança se esta foi extinta por decreto d'El-Rei Dom Pedro IV ? Dom Duarte Pio, Dom Duarte Nuno etc, são apenas membros da ENORME familia Bragança.
Os títulos de Duque de Bragança e Príncipe de Saxe-Coburgo-Gotha Bragança e outros são títulos subsidiários ao de Chefe da Casa Dinástica de Saxe-Coburgo-Gotha Bragança, a ultima casa reinante em Portugal. Sendo Dom Rosário o Chefe da dita dinastia, não necessita de autorização para os usar pois são seus por direito.

iznoguud escreveu:
Patena escreveu:
...Dona Maria Pia “tendo chegado a uma idade avançada”, faz uma modificação a Constituição da Monarquia Portuguesa, nos trâmites do Direito Nobiliárquico Internacional aplicando a dinastias ex-reinantes...

Sob que direito? Visto que à mesma NÃO tinha sido atribuída qualquer legitimidade representativa da Casa de Bragança e mesmo assim, ainda estaria limitada conforme se pode ver pelo simples facto de alguns Monárquicos não reconhecerem a Pretensão de D. Duarte Nuno e posteriormente de D. Duarte Pio. Logo, não se preocupe que não é apenas ao seu lado que são colocados estes entraves Wink

O meu caro, leia por favor o Direito Nobiliarquico Internacional e então depois falamos. Sem conhecimento base sobre o que está a falar não vamos a lado nenhum. Com base nas Cortes de Lamego, Dona Maria Pia tomou a representatividade dinástica da Casa Real de Bragança-Wettin pois Dom Manuel II morreu sem descendencia.

iznoguud escreveu:
Traduzindo para miúdos... D. Manuel II, um ex-Rei mas que foi LEGITIMAMENTE Coroado, seria uma coisa... Pretendentes ou Pseudo-Pretendentes outra coisa TOTALMENTE diferente!

Ou seja, e desculpe-me pela expressão, mas NEM QUE A VACA TUSSA esta Sra. poderia ter feito, legalmente, aquilo que o meu caro indica que a mesma fez.

O meu caro, você é um no cravo outro na ferradura. Então Dom Manuel II foi coroado?? 0011
É melhor começar a ler a história de Portugal 0006

Então digo-lhe as vacas bem podem começar a tossir porque SAR Dona Maria Pia fê-lo com todo o rigor e consistência, com fins permanentes.

Luzíadus
Monárquico
Monárquico

Local: Olhão - Reino do Algarve
Mensagem Enviada: Sex Ago 07, 2009 00:38     Assunto : Responder com Citação

Pronto........Juramento e aclamação de D. Manuel II, Palácio de S. Bento, Lisboa

ja agora, essa tal de D.Maria Pia não tinha herdeiros? uma filha? um filho? não se entende porque não passou para os seus descendentes.

www.principadodafuzeta.com.pt

Editado pela última vez por Luzíadus em Sex Ago 07, 2009 00:43, num total de 1 vez

Patena
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Sex Ago 07, 2009 00:40     Assunto : Responder com Citação

Luzíadus escreveu:
Pronto........Juramento e [url]aclamação[/url] de D. Manuel II, Palácio de S. Bento, Lisboa

ja agora, essa tal de D.Maria Pia não tinha herdeiros? uma filha? um filho? não se entende porque não passou para os seus descendentes.

Assim sim, aclamado e jurado Rei. Mas mesmo assim, houve um tramite legal que falhou mas pronto.

Sim, de facto Dona Maria Pia tem filhos e netos que renunciaram aos seus direitos de maneira que esta abdicou em Dom Rosário.

Luzíadus
Monárquico
Monárquico

Local: Olhão - Reino do Algarve
Mensagem Enviada: Sex Ago 07, 2009 00:49     Assunto : Responder com Citação

Patena escreveu:
Luzíadus escreveu:
Pronto........Juramento e [url]aclamação[/url] de D. Manuel II, Palácio de S. Bento, Lisboa

Assim sim, aclamado e jurado Rei. Mas mesmo assim, houve um tramite legal que falhou mas pronto.

Sim, de facto Dona Maria Pia tem filhos e netos que renunciaram aos seus direitos de maneira que esta abdicou em Dom Rosário.

mas ela não diz isso na tv quando é entrevistada pelo joaquim letria porquê? ou foi ela que não soube dar uma educação aos seus filhos preparando os para levar esse fardo, assim como está a fazer D.Duarte?

www.principadodafuzeta.com.pt

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Sex Ago 07, 2009 09:20     Assunto : Responder com Citação

Meu caro, tudo aquilo que eu disse mantenho... sendo que se "incorrectamente" disse Coroado em vez de Aclamado, o intuito é o mesmo apesar de em Portugal se ter passado a usar uma designação em prol da outra.

A Sra. em causa, nem que a vaca tussa, poderia ter feito o que fez. é tão simples quanto isso Wink

IzNoGuud

Patena
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Sex Ago 07, 2009 15:58     Assunto : Responder com Citação

Luzíadus escreveu:
Patena escreveu:
Luzíadus escreveu:

mas ela não diz isso na tv quando é entrevistada pelo joaquim letria porquê? ou foi ela que não soube dar uma educação aos seus filhos preparando os para levar esse fardo, assim como está a fazer D.Duarte?

Caro Luziadus,

Na entrevista ao Joaquim Letria Dona Maria Pia estava activamente na sua luta. Ainda não sequer se pensava que iria fazer alterações a Constituição Monárquica e posteriormente abdicar em DOm Rosário Poidimani.