Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

O Corvo
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Ter Jan 25, 2011 12:36     Assunto : Ideologias Sociais Monarquicas Responder com Citação

Boa tarde a todos,

Em primeiro lugar gostaria de dizer que ainda me encontro numa fase de pesquisa em relação às ideologias Monárquicas, assim sendo há muito que ainda desconheço. Tenho noção que existe, em termos populares, o estereótipo relativo a uma eventual "segregação social" entre nobres e povo num eventual sistema Monárquico. Embora, do que tive oportunidade de ler do vosso blog, e pelo que se percebe de qualquer monarquia democrática moderna, não encontre fundamento para esta ideia, no entanto não deixa de ser uma noção controversa que gostaria de ver esclarecida.

Espero não ser mal interpretado com esta questão que serve o único propósito de obter informação em relação a ideologias monárquicas numa vertente sociológica.

Numa altura em que o nosso país se encontra neste caos ideológico e social estou certo que necessitamos de um sistema que restitua estabilidade à nossa sociedade e não que agrave a situação.

Cumprimentos

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Qua Jan 26, 2011 14:32     Assunto : Responder com Citação

É complicado apresentar-lhe modelos de Monarquias, uma vez que estes não se reduzem, facilmente, a "moldes" os quais possam servir "ad eternum".

Todo o Regime é uma entidade "viva" a qual se actualiza mediante as acções dos seus Governantes, Líderes e em especial daqueles que o compõem.

Assim é mais fácil ser o Corvo a definir aquilo que desejaria ver num Regime, independentemente deste ser Monárquico ou não. E a nós, o de procurar explicar o porquê de uma Monarquia (sob o prisma de cada um, logo da visão Monárquica de cada um) ser capaz de servir melhor que uma qualquer República.

IzNoGuud

O Corvo
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Qua Jan 26, 2011 16:45     Assunto : Responder com Citação

Concordo com o seu ponto de vista em relação a cada regime sofrer metamorfoses durante a sua vigência. No entanto existem certas filosofias que, a meu ver, por muito que possam ser adoptadas por indivíduos, algo que foge ao controlo de qualquer regime, poderão ser graves quando adoptadas pelo mesmo. Por exemplo: um governo totalitário tende a governar pela força da opressão, um governo de ideologia comunista (teoricamente) tem tendência a eliminar quaisquer classes sociais.

Neste sentido, em termos do que um Regime é para o seu povo ou que tipo de atitude assume como seu estandarte, a minha questão pretende ir ao âmago do que são os pontos de vista de uma Monarquia em relação ao seu povo, quer estes sejam de ascendência nobre ou não. Tanto quanto sei, um Regime Monárquico Constitucional e Democrático, pegando por exemplo no Reino Unido, em termos de ideologias sociais funciona como qualquer outra Democracia do Mundo, mesmo as Republicanas, em que independentemente do título as pessoas são tratadas por igual.

Pergunta-me o que desejaria ver num regime e eu digo-lhe que quero um regime que restitua a dignidade ao povo português, que seja digno da sua confiança, que o respeite e ganhe o seu respeito e que nos lidere para tempos melhores em que fome, corrupção, precariedade de serviços básicos, entre outras coisas, sejam apenas más recordações. Acho que não é pedir muito...

Cumprimentos

O Corvo

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Qui Jan 27, 2011 16:04     Assunto : Responder com Citação

O Corvo escreveu:
Concordo com o seu ponto de vista em relação a cada regime sofrer metamorfoses durante a sua vigência. No entanto existem certas filosofias que, a meu ver, por muito que possam ser adoptadas por indivíduos, algo que foge ao controlo de qualquer regime, poderão ser graves quando adoptadas pelo mesmo.

Daí o interesse e manifesta defesa, por parte da maioria dos monárquicos, na manutenção de certos valores como as Liberdades, onde se inserem a de expressão por exemplo, Democracia (a qual consegue provar-se mais democrática sob uma Monarquia), Isenção do Chefe de Estado (a mesma coisa na Monarquia que a Democracia) e por aí fora.

SÓ QUE, estas "partilhas" de opinião relativamente a pontos em comum levantam OUTRAS questões. Pelo menos é isso que eu tenho notado nos diferentes "embates" que tenho travado no Facebook.

A minha visão de "Liberdade de Expressão" ou até de "Democracia" pode (e tenho visto que não é), não ser a mesma de um outro Monárquico e vice-versa.

LOGO o que É uma "Liberdade de Expressão" no contexto Monárquico (Pessoal ou de Grupo)?

O que É a "Democracia" no mesmo contexto?

Mesmo aqui no www.monarquicos.com temos notado que HÁ disparidades, ou mais concretamente reservas relativas ao nível de ABERTURA que tais conceitos podem implicar. Preferindo-se colocar algumas "reservas" ou limites (o que é perfeitamente normal em Sociedade) aos mesmos. MAS e agora QUAIS é que serão ou deverão de ser esses LIMITES numa Sociedade Moderna e QUEM é que está habilitado para tomar essas decisões?

Percebe onde é que eu quero chegar?

Isto de se andar a "brincar" às Monarquias tem muito que se lhe diga e é PRECISAMENTE por isso que MUITOS preferem ABDICAR da responsabilidade de tal e "fechar-se" em discussões estéreis sobre eventuais Sucessões ou até sobre como uma mudança de um Presidente da República por um Rei solucionaria tudo aquilo que há de mau no Portugal de hoje, como se tal mudasse assim como que por um milagre!

O Corvo escreveu:
Por exemplo: um governo totalitário tende a governar pela força da opressão, um governo de ideologia comunista (teoricamente) tem tendência a eliminar quaisquer classes sociais.

Aqui o Corvo DÁ a SUA percepção ou compreensão dos mesmos regimes e/ou ideologias. Mas eu quase que apostava que, por exemplo, um defensor do Estado Novo se calhar teria uma ideia diferente deste ser um Estado "autoritário".

No entanto e pelo que creio, a maioria dos Monárquicos preferiria nos tempos de hoje uma Democracia mais aberta e livre do que sob o Estado Novo, mas na qual o Governo ou Regime (corrijam-se se estiver errado), fossem capazes de ser tão "decididos" quanto o foram sob Salazar.

Agora, resta saber SE estarão errados. Sob que ponto é que estarão errados e até que ponto esta É a visão que os Portugueses querem para si próprios.

E SE não quiserem, que modelos quererão e COMO é que se poderão adaptar os mesmos a uma Monarquia!

O Corvo escreveu:
Neste sentido, em termos do que um Regime é para o seu povo ou que tipo de atitude assume como seu estandarte, a minha questão pretende ir ao âmago do que são os pontos de vista de uma Monarquia em relação ao seu povo, quer estes sejam de ascendência nobre ou não. Tanto quanto sei, um Regime Monárquico Constitucional e Democrático, pegando por exemplo no Reino Unido, em termos de ideologias sociais funciona como qualquer outra Democracia do Mundo, mesmo as Republicanas, em que independentemente do título as pessoas são tratadas por igual.

É verdade, no entanto EU não sei se pretendo para Portugal uma "cópia" daquilo que existe no Reino Unido pois, sinceramente, para além de tradicional (q.b.) a mesma parece-me algo... oca e estéril. Não sei se me estou a conseguir explicar...

O exemplo de Monarquia Britânica para mim não me satisfaz, por esta se ter tornado IMPOTENTE para resolver o que quer que fosse em casos de emergência ou críticos.

Nesse aspecto, apesar de por razões diferentes, El Rei D. Carlos teve mais "tomates" para agir (SOB uma TOTAL capa de LEGITIMIDADE... daí a ENORME importância de agirmos SEMPRE sob esta situação), ao "oferecer" o Governo do País ao Sr. João Franco na tentativa de procurar FUGIR ao Rotativismo e de IMPOR reformas estruturais de fundo, as quais eram por demais necessárias.

Infelizmente El Rei D. Manuel II volta atrás e desperdiça, quanto a mim, tudo aquilo que foi feito sob D. Carlos.

O Corvo escreveu:
Pergunta-me o que desejaria ver num regime e eu digo-lhe que quero um regime que restitua a dignidade ao povo português, que seja digno da sua confiança, que o respeite e ganhe o seu respeito e que nos lidere para tempos melhores em que fome, corrupção, precariedade de serviços básicos, entre outras coisas, sejam apenas más recordações. Acho que não é pedir muito...

TOTALMENTE de ACORDO! Agora resta um pequeno senão...

E POLITICAMENTE isso tudo traduz-se em quê, ou mais concretamente, como?

E é AQUI que nós, Monárquicos, NÃO temos procurado perder tempo a pensar com algumas muito pequenas excepções (das quais eu gosto de acreditar que o www.monarquicos.com seja uma delas, apesar de mesmo nós perdermos pouco tempo em tal com a excepção do nosso caro Sequeira o qual, incansavelmente, nos recorda destas necessidades).

IzNoGuud

O Corvo
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Sáb Jan 29, 2011 20:36     Assunto : Responder com Citação

Sinceramente não lhe sei dizer qual o sistema que se enquadrará melhor naquilo que gostaria que Portugal tivesse. Talvez nenhum. Todavia concordo consigo no sentido que os monárquicos se deveriam focar mais em delinear as suas linhas mestras em áreas como economia, política externa, administração interna, estrutura política, políticas sociais, etc, que a discutir sucessores, brasões ou ascendência nobiliárquica.
Um país não é um rei, um presidente, uma classe política ou social mas sim um povo no qual estes também se inserem. Nesse sentido considero da máxima importância existir um sistema para todos os portugueses e não apenas para alguns. Rogo-vos que pensem nestas palavras, quer concordem ou não, apenas meditem naquilo que querem para este país e perguntem a vós próprios: "Isto é o que eu quero para o meu país ou para mim?". Se a resposta for "para mim" é porque quer sejam republicanos ou monárquicos, são apenas isso e não patriotas.

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Seg Jan 31, 2011 00:48     Assunto : Responder com Citação

0clap 0clap 0clap

IzNoGuud

sequeira
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Qua Jun 15, 2011 21:57     Assunto : Responder com Citação

Meus caros

Volta e meia desapareço (por bons e maus motivos) mas, qual filho pródigo deste site, cá volto, essencialmente para aprender e também para verificar que este espaço continua vivo, pujante e mantendo a linha editorial que o notabilizou.

Ontem já cá andei um bocado a ler o que me tinha escapado, hoje vou completar a recuperação do "atrasado", para retornar ao nosso convívio com a vontade de sempre.

Não pude deixar de reparar na nova Beladona, perdão, na mesma Beladona servida por uma nova imagem.

Até breve

josé sequeira

Beladona
Regente
Regente

Local: Algarve
Mensagem Enviada: Qua Jun 15, 2011 23:15     Assunto : Responder com Citação

Caro Sequeira,

É sempre um enorme prazer para este espaço revê-lo e continuar a ter a honra da sua atenção e dos seus sempre muito esclarecedores comentários.

Lool o meu anterior avatar tinha uma imagem bonita, mas finalmente e apesar de o fórum ficar a perder com a troca, optei por colocar a minha foto...a pedido também de algumas pessoas.

Um beijinho.

Beladona

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail

sequeira
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Qui Jun 16, 2011 12:06     Assunto : Responder com Citação

Cara Beladona

Obrigado pelas suas palavras.

Nem pensar! O fórum ficou a ganhar com a nova imagem.

Retribuo o beijinho

Rosa

josé sequeira

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Qui Jun 16, 2011 18:32     Assunto : Responder com Citação

Meu caro Sequeira, bons olhos o vejam pois é sempre com extremo agrado que denoto o regresso do meu caro e das suas, mais que interessantes, opiniões sobre os diversos temas.

Espero que goste de algumas opiniões, posições, de alguns dos nossos novos membros os quais, apesar de apenas esporádicamente, têm vindo enriquecer este nosso espaço.

Abraços,

Paulo Especial