Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum
Data: Qua Nov 13, 2019 09:43
Índice do Fórum : O Regicídio
Relato dos Acontecimentos
Ir à página 1, 2  Próximo

JTMB
Monárquico
Monárquico

Local: Estoril
Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:14     Assunto : Relato dos Acontecimentos Responder com Citação

Conforme prometido aqui fica em exclusivo para este espaço um relato do Regicidio e dos dias que se lhe seguiram, tirado do Diário do meu Bisavô.

Vão ser para aqui transcritos os primeiros 14 dias de Fevereiro que são os que em minha opinião têm interesse para o tema em questão.

Meu Bisavô desde muito cedo começou a escrever o seu diário e só parou 3 dias antes de morrer. São 34 anos de agendas onde ele escrevia diáriamente.

As agendas onde meu Bisavô escreveu 34 anos de Diário

Há uns anos um tio meu, Gustavo de Mello Breyner Andressen publicou alguns desses diários tendo-lhe chamado Diário de um Monárquico. Meu Bisavô publicou também antes de morrer 2 volumes de memórias que estão há muito esgotados e que eu tenciono reeditar durante o corrente ano.

Um abraço

Zé Tomaz

Editado pela última vez por JTMB em Seg Jan 14, 2008 09:41, num total de 1 vez

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Utilizador MSN Messenger

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:20     Assunto : 1 de Fevereiro Responder com Citação

Sabbado 1 de Fevereiro de 1908
Lisboa – Paço das Necessidades
(1)

Assassinato d’El Rei D. Carlos e do Principe Real D. Luis

De manhã Hospital. Fui almoçar a casa. Das 2 ás 4 consultorio. D’ali fui ao Terreiro do Paço esperar SS. MM. e o Principe Real que vinham de Villa Viçosa. Fallei-lhes quando desembarcaram e logo em seguida safei-me para ir a casa do Saint Rné Taillandier. Ali o Penha e Costa disse-me que tinha havido barulho no Terreiro do Paço. Vim logo para aqui para ver chegar dois landaus com os cadaveres do meu querido Rei e do meu querido Principe !!!
Tinham sido assassinados no Terreiro do Paço quando vinham na carruagem por uns monstros que sacaram carabinas debaixo do capote. Bem me diziam!
Noutra carruagem chegaram as duas Rainhas com o Senhor Infante D. Manoel que é agora El Rei D. Manoel II e pelo Infante D. Affonso que é agora o Principe Real. Que scena e que afflicção! Os dois cadaveres ficaram ao lado um do outro no quarto de cama d’El Rei.
Eu ali fiquei toda a noite.
São companheiros de serviço o Marquez-Barão d’Alvito, o Conde e Condessa de Figueiró, o Almirante Guilherme Cappelo, o António Waddington e o Visconde d’Asseca Pae que vinha com o querido Principe.
Tempo lindo para contrastar com a minha grande tristeza.

Thomaz de Mello Breyner - 4º Conde de Mafra

(1) Meu Bisavô começava o seu Diário por colocar a data e o local onde dormia nesse dia JTMB

Editado pela última vez por JTMB em Seg Jan 14, 2008 09:25, num total de 1 vez

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Utilizador MSN Messenger

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:23     Assunto : 2 de Fevereiro Responder com Citação

Domingo, 2 de Fevereiro de 1908

Embalsamamento

De manhã missas. È enorme o alvoroça na cidade, mas a ordem não foi alterada. As tropas precisam de ser elogiadas porque teem estado admiraveis de fidelidade. E dizia-se o contrario.
O João Franco demitiu-se hoje.
Ás 2h p.m. começou o embalsamamento d’El Rei e do querido Principe Real. Presentes o Conselheiro Silva Amado por parte do Conselho Medico Legal e os Medicos da Real Camara Lencastre, Tavares, Ravara, Meirelles e eu. O Barros da Fonseca não poude assistir por estar doente. O grande trabalho foi feito pelo grande Rocha do Hospital de S. José. Também assistiu o Ferreira Pharmaceutico da Casa Real. Às 7 h p.p. interrompemos para jantar. Ás 8 h. continuamos e seguimos pela noite dentro. Tudo muito difficil por causa dos estragos das balas.
Bom tempo

Editado pela última vez por JTMB em Seg Jan 14, 2008 09:26, num total de 1 vez

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:25     Assunto : 3 de Fevreiro Responder com Citação

Segunda-feira, 3 de Fevereiro de 1908

Continuo atordoado. Quantas saudades do querido Rei e do querido Principe Real. Que horror foi o embalsamamento que só acabou de madrugada. O Principe foi mettido na sua urna, mas a que veio para El-Rei não serviu. Ficou sobre a cama enquanto se não faz outra. Estão os dois corpos no quarto de cama d’El Rei cobertos com a bandeira portugueza. Sempre que posso vou ali rezar pelos dois Martires. Fui almoçar a casa e depois ao consultorio. Ás 4 ½ voltei para aqui.
Jantar ás 8h e depois fui para junto dos mortos queridos.

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:28     Assunto : 4 de Fevereiro Responder com Citação

Terça-feira, 4 de Fevereiro de 1908
Lisboa-Paço das Necessidades

Morre D. Carolina Eça de Queiroz

Dormi umas 3 a 4 h que me repousaram. Logo ás 8h fui para junto dos cadaveres do meu querido Rei e querido Principe que estão ainda na cama mortuária.
Ás 10 horas fui fazer o curativo a El-Rei D. Manoel que vai melhorando graças a Deus.
Está constituido já o ministério presidido pelo Ferreira do Amaral. É um ministerio de concentração para calmar os espiritos que estão realmente mais socegados.
Das 2 ás 4 fui ao consultorio e dei também uma chegada a casa. Vim depois logo para aqui.
Ás 8 h jantar. Ás 10h fui deitar El-Rei e depois fui para junto dos queridos mortos até de madrugada. Como eu tenho aguentado o desgôsto e o cansaço.
Tempo lindo contrastando com a horrivel desgraça.
Morreu hontem em Lisboa D. Carolina Eça de Queiroz, mãe do grande romancista José Maria Eça de Queiroz. R.I.P.

Lenço que El Rei D. Manoel trazia no dia do Regicidio e que ofereceu ao meu Bisavô. Ainda manchado com o sangue de El-Rei (JTMB

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:29     Assunto : 5 de Fevereiro Responder com Citação

Quarta-feira 5 de Fevereiro de 1908

Ainda não se realizou o grande horror. Pobre Rei e pobre Principe para mim tão queridos.
Logo ás 8h da manhã fui para junto do Novo Rei que vai melhorando do braço, mas lentamente porque a ferida é grande e a contusão enorme.
Fui de tarde a casa e ao consultório. Ás 4h já aqui estava outra vez para fazer companhia ao Reisinho e classificar os milhares de telegramas que Elle recebe.
Jantar ás 8h e depois sala e cavaqueira com as centenas de pessoas que aparecem constantemente. Muito cochichar, muitos segredos, já muitas intrigas. O que virá isto a ser de futuro? Pobre Reisinho! Que saudades do outro Santo Rei e do querido Principe!
Continua bom tempo.

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:30     Assunto : Responder com Citação

Quinta-feira 6 de Fevereiro de 1908

Passei a manhã com o Reisinho que vae melhorando do braço. Ao meio dia fui a casa vêr a familia e almoçar. Voltei para aqui ás 4h . Teem chegado muitos Principes e muitos Embaixadores estrangeiros. Jantar ás 8h. Depois começou a soldagem do caixão do Principe Real e metemos El-Rei na urna que também foi soldada. Foi o serviço dirigido por mim e nada faltou. Á meia noite sahia o caixão d’El-Rei do Paço para entrar na Capella. Só as pessoas de serviço, Conselheiro A. Vasconcellos Porto (ex-Ministro da Guerra), Almirante Morais e Sousa, e creados acompanharam os cadaveres.
Atraz das urnas foi o Principe Herdeiro D. Afonso.
A Isabel Ponte, aia do Principe Real, acompanhou o caixão d’Este do Palacio para a Capella.
Que Tristeza! E que frio fazia!

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:31     Assunto : 7 de Fevereiro Responder com Citação

Sexta-feira, 7 de Fevereiro de 1908

De manhã fui fazer o curativo a El-Rei com quem fui á missa dita pelo Nuncio Tonti ás 10 ½ . Ao meio dia fui a casa ver a Familia e ás 3h voltei para aqui. Ás 3h p.m. vieram os Principes Artur de Connaught, e D. Fernando d’ Hespanha. Despois estive mais de duas horas conversando com a Rainha Amelia que está admirável de resignação e valôr. Á meia noite chegaram aqui o Infante D. Carlos d’Hespanha, e o Principe João d’Orleans (Duque de Guise). Também chegaram para Belem muitos outros Principes.
Chegou a Lisboa o Wandschneider.
Há um certo panico pª amanhã. Não creio que se faça nada. O attentado foi só contra El-Rei. Creio que até não queriam matar o Principe Real.
Chegou o Couraçado inglez “Exmouth” com o Almirante Curzon Howe que vem representar a Rainha Alexandra. Vem companhado do cruzador “Arrogant”. Também está o Cruzador Hespanhol “Princeza das Asturias”

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:32     Assunto : 8 de Fevereiro Responder com Citação

Sabbado, 8 de Fevereiro de 1908
Lisboa – Junqueira

Logo de manhã no Paço fui curar o braço do Rei D. Manoel que logo depois se fardou de Generalissimo pela primeira vez para assisitir ao enterro do Pae e do Irmão sahindo do Palacio. Que triste scena! Sahiu o enterro ás 11h Eu fui com o colega Meirelles. Chegamos a S. Vicente ás 11 ½ .
Tristeza enorme para mim.
Encontrei ali o Almirante Curzon Howe muito fflicto bem como o Marquez del Castelar, meu amigo de Madrid.
Ás 4 h voltei para casa tirar a farda e fui a Belem vêr o Infante D. Fernando e o Marquez del Castelar. Ambos partiram para Madrid ás 6 ½.
Jantei em casa. Á noite veio o Martins da Rocha, grande amigo d’El Rei nas Pedras Salgadas.
Que afflicto passei o dia de hoje. E que lindo dia para destoar com a minha saudade!
Vi no Paço o Duque de Luynes, o Duque de Noailles e o Marquez de Beauvoir, todos meus conhecidos de Stawe quando ali fui com a Rainha Amelia assistir á morte de seu Pai, o Conde de Paris.

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Seg Jan 14, 2008 09:34     Assunto : 9 de Fevereiro Responder com Citação

Domingo, 9 de Fevereiro de 1908
Lisboa – Junqueira

Logo de manhã fui curar o braço do Rei D. Manoel
Almoçou aqui comigo o Manuel martins da Rocha
Ás 2 h fui ao Paço onde El-Rei e a Rainha Mãe receberam as Casas Civil e Militar. O Reisinho apareceu fardado de Generalissimo. Parecia D. Pedro V. Será bom que se Lhe não metta demasiadamente na cabeça seguir ou imitar sem nexo o sorumbatico Tio. Era bom mas não tinha sorte e apezar de tudo atirava para o tyranete. D’ali fui visitar a Rainha D. Maria Pia que está muito cahida e também visitei o Conde de Turim.
De tarde fui ao Julio Mardel onde estava o Marquez da Foz e o Caetano de Bragança com o filho Affonso.
Morreu hontem o General R. Galhardo que foi ajudante de campo d’El-Rei D. Carlos. Era o heroe do Coolela. Fiz serviço com ele em Cascaes no anno passado. R.I.P.

Fotografia da página do Diário deste dia 9 de Fevereiro