Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

D V - Membro Banido
Monárquico
Monárquico

Local: Alentejo
Mensagem Enviada: Qui Fev 28, 2008 16:12     Assunto : É POSSIVEL COROAR A RÉPUBLICA ??? Responder com Citação

Sou a Favôr de a 1ªfase deviamos formar consenso Democrático entre o País que existe hoje e Transitarmos para a Monarquia .
Quero dizer que é possivel dar solução ás grandes dificuldades economicas e sociais ao Transitarmos para um regime Monarquico.
Embora
em termos de organização ainda há muito a trabalhar dentro do seio
Monarquico ,a ideia conservadora dos Monarquicos pertence ao passado e
em abono da verdade os regimes de ditadura destes ultimos cem anos foi
de Ditadura Républicana .
Bem,para começo o que separa um pais do terceiro Mundo é ter os tres pilares sociais do Estado JUSTIÇA:SAUDE.EDUCAÇÂO.
Como
o Factor economico é o Principal Veiculo de Desenvolvimento há que
estudar alternativas á grave situação de desemprego que vivemos(dar
ourtros incentivos á iniciativa privada ,mas não de vende pátrias).
Para
que se consiga um diálogo entre Todos Tem que ser com o Acordo de Todos
(referência aos Monarquicos ,Partidos ,entidades Militares ,Centrais
Sindicais ou seja Toda a estrutura Civil e Militar do Pais sentados á
mesma mesa de Convergência Nacional )

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger

dtmlex
Utilizador
Utilizador

Local: Lisboa
Mensagem Enviada: Qua Mar 05, 2008 12:08     Assunto : Responder com Citação

De acordo. Junto apenas a Segurança, pois considero que Justiça, Saude e Segurança são a base necessária ao desenvolvimento de qualquer país. Obtidos este 3 valores a Educação será o primeiro factor a ter em conta.

Contudo parece-me que esta ideia terá mais a ver com um programa de governação do que propriamente com um projecto de alternativa ao cargo máximo da nação.

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail

JTMB
Monárquico
Monárquico

Local: Estoril
Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 09:44     Assunto : Responder com Citação

Caro Diogo

Interessante este tema que aqui levanta. E, correndo o risco de ser contestado pelos Tradicionalistas, a minha visão de um regime monárquico em Portugal vai numa linha Parlamentar em que o Rei tem os seus poderes muito reduzidos tal como em Espanha.

O Rei é um árbito e uma vez que não pode ser eleito em minha opinião terá de ter ainda menos poderes que os do actual Presidente da Republica

Assim o Rei será:

Comandante supremo das Forças Armadas

Defende, cumpre, e faz cumprir a Constituição

Nomeia o Primeiro-Ministro, "ouvidos os partidos representados no Parlamento e tendo em conta os resultados eleitorais" das eleições para o Parlamento.

Fiscalização política da actividade legislativa dos outros órgãos de soberania. Ao Rei não compete, é certo, legislar, mas compete-lhe sim promulgar (isto é, assinar), e assim mandar publicar, as leis do Parlamento e os Decretos-Leis ou Decretos Regulamentares do Governo.

Nomeação dos embaixadores e enviados extraordinários, sob proposta do Governo, e a acreditação dos representantes diplomáticos estrangeiros.

Ratificação dos tratados internacionais (e a assinatura dos acordos internacionais), depois de devidamente aprovados pelos órgãos competentes

Como garante da unidade do Estado, o Rei nomeia e exonera, ouvido o Governo, os Representantes do País para as regiões autónomas.

O Rei na sua qualidade de Chefe do Estado, indulta e comuta penas, ouvido o Governo.

Confere condecorações e atribui titulos de nobreza

É o Grão-mestre das ordens honoríficas portuguesas

Marca, de harmonia com as leis eleitorais, o dia das eleições para os órgãos de soberania, para o Parlamento Europeu e para as Assembleias Legislativas das regiões autónomas

E pouco mais

Um abraço

Zé Tomaz

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Utilizador MSN Messenger

dtmlex
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 10:31     Assunto : Responder com Citação

Zé Tomaz,

Editado pela última vez por dtmlex em Qui Mar 06, 2008 10:33, num total de 1 vez

dtmlex
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 10:31     Assunto : Responder com Citação

Zé Tomaz

Na sua opinião, então, o Rei não deve ter o poder de dissolver a A.R. ?

E quanto a iniciativas legislativas ? não lhe atribuíria esse poder ? mesmo que apenas com o apoio de uma larga maioria qualificada ?

Na sua opinião qual deveria ser o papel da "nobreza" ? (confesso que este é o ponto que mais confusão me faz na Monarquia)

A sua ideia de Monarquia parece-me algo que se pode apresentar aos Portugueses e até recolher algum apoio, por ser algo "light". E é precisamente por isso que não estou muito de acordo com ela. Dessa forma iriamos deixar uma parcela de poder ainda maior ao partidos politicos; o que me assusta.

Abraço

dtmlex

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 14:04     Assunto : Responder com Citação

dtmlex escreveu:
Zé Tomaz

Nunca. A não ser a pedido do 1º Ministro tal como em Inglaterra.

dtmlex escreveu:
E quanto a iniciativas legislativas ? não lhe atribuíria esse poder ? mesmo que apenas com o apoio de uma larga maioria qualificada ?

Iniciativa legislativas? Nem pensar essas são para o Governo e para o Parlamento. O Rei pode quanto muito "fazer lobby" junto do 1º Ministro para que este tome determinadas medidas.

dtmlex escreveu:
Na sua opinião qual deveria ser o papel da "nobreza" ? (confesso que este é o ponto que mais confusão me faz na Monarquia)

NENHUM, e sou categórico neste ponto. A Nobreza existe é uma realidade, mas oficialmente não tem de ter nenhum papel. Acredito que tal como em Espanha o Rei recebesse os Grandes de Portugal anualmente, e que até estivesse presente em duas ou 3 iniciativas deles, pois como sabe o Rei é o Chefe da Nobreza, mas mais nada. O que não impede que houvesse PARTICULARMENTE e em privado uma relação mais próxima com alguns Nobres tal qual acontece nas outras monarquias Europeias

dtmlex escreveu:
A sua ideia de Monarquia parece-me algo que se pode apresentar aos Portugueses e até recolher algum apoio, por ser algo "light". E é precisamente por isso que não estou muito de acordo com ela. Dessa forma iriamos deixar uma parcela de poder ainda maior ao partidos politicos; o que me assusta.

Abraço

dtmlex

Acredito que sim, mas é esta a minha ideia para uma Monarquia moderna e democrata. O que não impede que a nivel de modelo de governação não se fizessem modificações tais como alijeirar o acesso de qualquer cidadão à politica, não sendo obrigatório por exº ter de pertencer a um partido para se poder candidatar a um cargo, etc. Mas isso nada tem a ver com o regime mas apenas com modelos de governação, e aí concordo consigo tem de ser alijeirado e menos partidário.

Um abraço amigo

Zé Tomaz

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Utilizador MSN Messenger

dawn_to_dusk_
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 14:52     Assunto : Responder com Citação

JTMB escreveu:
dtmlex escreveu:
Zé Tomaz

Nunca. A não ser a pedido do 1º Ministro tal como em Inglaterra.

então e se houvesse uma camara superior para esses e outros efeitos ?

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular

dawn_to_dusk_
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 14:54     Assunto : Responder com Citação

JTMB escreveu:

Acredito que sim, mas é esta a minha ideia para uma Monarquia moderna e democrata. O que não impede que a nivel de modelo de governação não se fizessem modificações tais como alijeirar o acesso de qualquer cidadão à politica, não sendo obrigatório por exº ter de pertencer a um partido para se poder candidatar a um cargo, etc. Mas isso nada tem a ver com o regime mas apenas com modelos de governação, e aí concordo consigo tem de ser alijeirado e menos partidário.

por isso é que a democracia falha... estamos sempre a metermonos nos mesmos grupos em vez de haver mudanças. Depois há queixinhas de serem sempre os mesmos ps-psd e mais não sei quantas.

JTMB
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 15:28     Assunto : Responder com Citação

dawn_to_dusk_ escreveu:
por isso é que a democracia falha... estamos sempre a metermonos nos mesmos grupos em vez de haver mudanças. Depois há queixinhas de serem sempre os mesmos ps-psd e mais não sei quantas.

Caro Amigo

A democracia nunca falha. O que podem é falhar os seus intervenientes ou seja os eleitores. O Senhor ao não votar por exº, está a falhar com os seus deveres.

Por outro lado se reparar e ler bem a minha intervenção, eu digo que não tenho nada contra a que se mude o actual modelo de governação, desde que os Portugueses assim o queiram.

O que não aceito é que de forma alguma o Rei tenha mais poderes do que aqueles que eu preconizei.

Um abraço

Zé Tomaz

dawn_to_dusk_
Utilizador
Utilizador

Mensagem Enviada: Qui Mar 06, 2008 20:05     Assunto : Responder com Citação

sim, mas o facto de eu me ter de associar a um partido para me candidatar a algo é na minha opinião anti-democrático, pois não apetece filiar num partido XPTO. Acho que é uma falha democrática