Monarquicos.com Monarquicos.com Fórum Monarquicos.com Vídeos Monarquicos.com Adicionar aos Favoritos
Registar Registe-se neste Fórum (Gratuito)   Entrar Entrar no Fórum

Patena
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 00:25     Assunto : Responder com Citação

Caro Paulino,

Segundo as informações que obtive, este livro tem tido bastante procura pelo que é natural que se esgote com imensa facilidade nas livrarias. No entanto, sei que ainda pode ser encomendado, quer nas livrarias Bertrand, quer nas Fnac (por exemplo). Para quem tiver mais dificuldades, encomende-o on-line directamente nestes locais (pois têm-no em stock):

Livraria Bertrand: http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.p hp?id=58106
Livraria Leitura: http://www.leitura.pt/home.ud121?oid=4257509&from_ zone=Listagem+Cat%E1logo+Por+Pesquisa
Livraria Guarda-Mór: http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=491

Trata-se de um livro apaixonante. Citando Beja Santos, do Jornal D'Alenquer:

«Era conhecida como a Princesa Vermelha, a Infanta Encoberta, a " A menina quase-tudo". Os monárquicos miguelistas odiavam-na o suficiente para a tratar como aventureira e vigarista. Frequentou círculos aristocráticos, a sua vida foi um verdadeiro romance e apresentava-se em público como Maria Pia de Saxe-Coburgo Bragança, princesa real de Portugal, futura rainha Dona Maria III.
[...]
Tendo vivido entre 1907 e 1995, Maria Pia, com os seus desacertos e desassombros, o seu entusiasmo romântico, o gosto pela escrita e pela ribalta, atravessa meio século da vida portuguesa perturbando a causa monárquica, apoiando o General Humberto Delgado, frequentando cortes europeias, escandalizando e litigando contra D. Duarte de Bragança.
Maria Pia é um nome que nada diz às novas gerações, mas os opositores a Salazar recordam-na muito bem, o Vaticano foi forçado a analisar a queixa do outro pretendente e ofereceu-lhe um dos seus motivos de júbilo, quando a "Rota Sagrada" deu como provado ter sido possível o seu nascimento nos termos que ela defendia.
O livro de Jean Pailller, como escreve Augusto Ferreira do Amaral "é uma palpitante narração da vida, a todos os títulos fora do comum, de uma senhora estranha. A quem nem os adversários mais assanhados podem negar fortíssima personalidade"
[...]
É assumidamente extravagante e em 1957 um grupo de cidadãos portugueses pede-lhe que restaure o trono português. A Princesa Vermelha desloca-se ao Brasil, comparece em conferências internacionais, vai a Roma defender a sua causa junto da "Rota Sagrada", torna-se incómoda ao Salazarismo. O 25 de Abril não põe em causa a Fundação Casa de Bragança e Maria Pia é obrigada a lutar apresentando-se como filha natural de D: Carlos I.
Jean Pailler introduz na narrativa personagens de grande interesse que ao longo das décadas depuseram a favor de Maria Pia. O autor é sereno e imparcial. Em todas estas peripécias há enredos duvidosos, caligrafias discutíveis, pontos de encontro improváveis, mas uma grande majestade na luta.
[...]
Uma coisa é certa, e esta narrativa comprova-o: não há indícios materiais seguros do que Maria Pia reclamava mas nada ao longo destas décadas veio definitivamente estabelecer a sua impostura. É este o halo de magia e mito que permite continuar a procurar preencher as lacunas em torno da pretensão de uma senhora que quis entrar na História de Portugal.»

Em suma, um livro excepcional sobre uma pessoa ainda mais excepcional.

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger

Pedro Reis
Monárquico
Monárquico

Local: Santa Cruz
Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 00:28     Assunto : Responder com Citação

Hoje estou um tanto nostálgico.

Estávamos a falar há pouco, aqui em casa, sobre os programas televisivos do nosso imaginário infantil. O Eng. Sousa Veloso e o cultivo da beterraba sacarina, o Vasco Granja com os alucinados desenhos animados checoslovacos, a Heide, o Marco, o Hino no fim da emissão, entre muitas outras coisas.

Não posso deixar de me surpreender com a semelhança que existe entre a senhora, aqui falada, e um desses ícones de outrora: a Vaca Cornélia! Ora reparem:

As pestanas favorecem uma e outra e a semelhança que lhes encontro. Confesso que a beleza de faces da Sra, o ar misterioso, conjugando o tamanho das pestanas e o arranjo das sobrancelhas dão aquele "je ne sais pas" que me fazem parar para apreciar a condição da beleza feminina. Por palavras mais simples, a Sra. era uma categoria.

Vou comprar o livro. Há muito que só leio assuntos sérios, preciso de ler algo divertido.

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular

NunoBraga
Monárquico
Monárquico

Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 01:00     Assunto : Responder com Citação

Então Paulo Especial e a Cornélia não é uma piada ao comparar com a Maria Pia ?

E eu a falar do prazer de um bom livro ...
Não sei no que estavas a pensar mas tu lá sabes ... talvez a Vaca Cornélia esteja mais perto não ?

Luzíadus
Monárquico
Monárquico

Local: Olhão - Reino do Algarve
Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 02:18     Assunto : Responder com Citação

iznoguud escreveu:
...e eu até que sou um gajo bem porreiro Wink

IzNoGuud

Não percebi essa piada 0006

www.principadodafuzeta.com.pt

Paulino B. Fernandes
Monárquico
Monárquico

Local: Lisboa
Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 07:16     Assunto : Responder com Citação

Beladona
O último foi adquirido por mim.
Provávelmente não o encontrará apesar da gentileza de Patena e as informações que deixou.
Se assim fôr, terei todo o gôsto em o emprestar. Utilize as mensagens particulares.
Um bom dia a todos.

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Utilizador Endereço de AIM

Paulino B. Fernandes
Monárquico
Monárquico

Local: Lisboa
Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 09:19     Assunto : Responder com Citação

Beladona
Chegou-me a informação que o Guarda-Mor ainda tem livros, editora já indicada pelo PATENA.
Portanto...
Bom fim de semana,

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Utilizador Endereço de AIM

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 11:30     Assunto : Responder com Citação

Caro Pedro Reis,

A nostalgia de que todos padecemos é algo recorrente a todos e bem me recordo da maioria desses programas de que falaste.

No entanto creio que devemos ter algum cuidado ao comparar itens de programas televisivos, por mais famosos que estes fossem, com pessoas as quais são representativas de um "je ne sais quoi" o qual possa melindrar alguém.

IzNoGuud

iznoguud
Regente
Regente

Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 11:35     Assunto : Responder com Citação

NunoBraga escreveu:
Então Paulo Especial e a Cornélia não é uma piada ao comparar com a Maria Pia ?

Meu caro, eu não passo a minha vida neste espaço... a sua advertência foi notada e já respondida.

NunoBraga escreveu:
Não sei no que estavas a pensar mas tu lá sabes ... talvez a Vaca Cornélia esteja mais perto não ?

Como não sei do que é que o meu caro estava a pensar, o meu caro vai fazer o favor de me dizer o que estava a pensar quando fez a seguinte afirmação.

Nuno Braga escreveu:
O papel é macio e cheira bem ?

E depois eu tomarei em conta se de facto o meu pedido foi ou não exagerado.

IzNoGuud

Beladona
Regente
Regente

Local: Algarve
Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 12:11     Assunto : Responder com Citação

Caro amigo,

Paulino B. Fernandes escreveu:
Beladona
Chegou-me a informação que o Guarda-Mor ainda tem livros, editora já indicada pelo PATENA.
Portanto...
Bom fim de semana,

Muito obrigada por toda a sua gentileza e cuidado, agradeço também a atenção do caro Patena.

Acabei de encomendar este livro que suponho receberei muito em breve.

Com os meus agradecimentos aos dois.

Beladona

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail

Beladona
Regente
Regente

Local: Algarve
Mensagem Enviada: Sáb Jan 31, 2009 12:24     Assunto : Responder com Citação

NunoBraga escreveu:

Não sei no que estavas a pensar mas tu lá sabes ...

Lol, meu caro...talvez ao caro IzNo lhe tivesse passado pela cabeça o que passou pela sua ao ter feito o comentário que acima cito...digo eu... mas quem sabe de facto o que vai pela cabeça de muita gente?

Ver o perfil de Utilizadores Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail