Dona Augusta Vitória Hohenzollern-Sigmaringen

Moderador: Beladona

Responder
Avatar do Utilizador
Beladona
Regente
Regente
Mensagens: 2958
Registado: 23 de abril de 2007 às 17h13
Localização: Algarve

Dona Augusta Vitória Hohenzollern-Sigmaringen

Mensagem por Beladona »

Trago hoje a que foi a esposa de D. Manuel II, a Sra. D. Augusta Vitória Guilhermina Antónia Matilde Luísa Josefina Maria Isabel de Hohenzollern-Sigmaringen que nasceu em Potsdam a 19 de Agosto de 1890 e morreu em Eigeltingen a 29 de Agosto de 1966.

in diversas fontes da net.

D. Augusta Vitória foi a consorte do Último Rei de Portugal, D. Manuel II.

D. Augusta Vitória era a Única filha do Príncipe Guilherme de Hohenzollern-Sigmaringen e da Princesa Maria Teresa de Bourbon-Duas Sicá­lias.

No dia 4 de Setembro de 1913 em Sigmaringen D. Augusta Vitória casou-se com D. Manuel II, o destronado Rei de Portugal, que era seu primo em segundo grau, pois ambos eram bisnetos da Rainha D. Maria II, sendo D. Augusta Vitória neta da Infanta D. Antónia de Bragança.

Como o Rei estava exilado em Inglaterra e como a monarquia tinha sido formalmente abolida em Portugal, D. Augusta Vitória nunca recebeu oficialmente o tí­tulo de Rainha embora, mesmo no exílio em Inglaterra, fosse assim tratada pelos monárquicos.
O seu casamento com D. Manuel II não gerou descendentes e depois da morte do Rei, a chefia da casa real portuguesa acabou.

Em 23 de Abril de 1939, D. Augusta Vitória, com quarenta e oito anos, casou-se com o Conde Karl Robert Douglas natural de Constança, Suíça. O Conde, que completaria cinquenta e nove anos no dia seguinte ao matrimónio, era divorciado de Sofie von Fine Blaauw. Neste segundo casamento também não houve descendência, e D. Augusta Vitória ficou novamente viúva em 1955.

Faleceu aos setenta e seis anos de idade em Münchhof, em Eigeltingen.

O seu corpo foi enterrado no Castelo de Langenstein, propriedade da famí­lia Douglas em Hegau.
Leonor Especial
Imagem

Responder