Aristides de Sousa Mendes

Moderador: Beladona

Responder
Avatar do Utilizador
Beladona
Regente
Regente
Mensagens: 2958
Registado: 23 de abril de 2007 às 17h13
Localização: Algarve

Aristides de Sousa Mendes

Mensagem por Beladona »

Um grande português!...Em 1966 o Yad Vashem (Memorial do Holocausto em Jerusalém) em Israel, presta-lhe homenagem atribuindo-lhe o título de "Justo entre as nações".

in diversas fontes.

..."Quem salva uma vida humana, é como se salvasse um mundo inteiro."...Esta frase é do Talmude e aparece numa alta condecoração que recebeu em Israel...

(...)...É no dia 17 de Junho de 1940 que Aristides, dizendo-se inspirado por um poder divino, decide conceder visto a todos os que lho pedissem: "A partir de agora, darei vistos a toda a gente, já não há nacionalidades, raça ou religião". Com a ajuda dos seus filhos e sobrinhos e do rabino Kruger, ele carimba passaportes, assina vistos, usando todas as folhas de papel disponíveis. No dia 17 emitiu 247 vistos, dos quais muitos a cidadãos portugueses. No dia 18 emitiu 221 vistos e no dia 19 emitiu 156 vistos.

Entre as pessoas que o estão a ajudar encontra-se o Rabino de Antuérpia, Jacob Kruger, que lhe faz compreender que há que salvar os refugiados judeus.

Segundo alguns testemunhos, Aristides, com a ajuda da família e do Rabino Kruger, terá montado uma "linha de montagem" para conceder milhares de vistos...(...)
Leonor Especial
Imagem

Responder